ERP (Enterprise Resource Planning) é o software de gestão empresarial que integra e controla todas as operações da empresa, facilitando e unificando o fluxo de informações entre os diversos departamentos da companhia. Um sistema ERP completo abrange desde a compra de materiais, passando por todo processo produtivo, venda, faturamento, controle de estoque, logística, suply chain, financeiro, tributação, até relatórios gerenciais extraídos em tempo real para apoio à tomada de decisão. Recentemente foram agregados aos ERPs os módulos CRM, marketing, RH, e-commerce e BI. Com a integração de informações, é possível diagnosticar a eficiência de cada área e identificar quais processos podem ser otimizados. Como em um ERP as informações trafegam em tempo real, diferentes setores da empresa podem consultar informações antecipadamente e planejar em conjunto a execução de eventos futuros. Tudo em muito menos tempo do que seria possível sem o ERP.
Um dos cuidados mais importantes na escolha de um sistema ERP é a identificação precisa das necessidades da empresa, para encontrar uma solução compatível em tamanho e valores com sua real necessidade.
Outro fator importante a ser considerado na hora da escolha de um ERP é verificar se o sistema receberá manutenção e atualizações de acordo com as mudanças nas exigências tributárias de seu segmento, novas tecnologias, crescimento da empresa e expansão para novos segmentos de negócios.
A maneira mais segura para escolher é conhecer as funcionalidades do software e sua aderência às operações atuais e previstas de sua empresa.